O conteúdo da cor

em domingo, 3 de dezembro de 2023

O conteúdo da cor:

A semelhança com o modelo real - seja uma pessoa, seja uma cena da natureza - tem sido um desafio para o pintor. Muitas vezes, porém, o padrão realista cede à intenção de captar uma atmosfera peculiar, um dado subjetivo que, do mesmo modo, exprime toda a arte do autor.
Este trabalho de Jason Schoener, por exemplo, pretendeu sugerir o intenso calor de verão numa costa rochosa. O artista conseguiu transmitir uma sensação de temperatura sufocante simplesmente por meio das cores quentes às quais se limitou.
Na pintura realista, a água e o céu poderiam ser representados em tonalidades mais frias, como azuis e verdes. Nesta obra, contudo, as rochas, o céu, a água do mar - tudo aparece em tons de laranja, amarelo e vermelho, com o objetivo de realçar o calor refletido nas pedras.
Em função da unidade do quadro, escolheu-se o laranja como cor dominante. O vermelho serviu para dar-lhe profundidade, transmitindo a idéia de sombras dos rochedos. Já o amarelo exprime o próprio sol batendo nas superfície.
Além de usar toda a gama de tons alaranjados, o autor acrescentou outras cores quente análogas: o rosa, o vermelho-escuro, o amarelo-ouro, o amarelo-claro e toques de branco quase puro. Há alguns toques de rosa-forte, que proporcionam ao conjunto um relativo frescor.
O uso de cores análogas rompe a monotonia das superfícies rochosas, dando-lhes variedade e impedindo que o trabalho careça de vibração.O conteúdo da cor
Verão na ilha Salter, Jason Schoener, óleo sobre tela, 112 x 152 cm.

Agora, imagine o mesmo cenário, mas pintado de forma a transmitir uma sensação de pleno inverno, com predominância de tons acinzentados. Ou, então, com as cores brilhantes da primavera: azul-cerúleo e turquesa. Conclusão: pode-se exprimir todo um estado de espírito e um "clima" especial na pintura pelo simples uso das cores apropriadas.

3 comentários:

  1. Muito interessante sou blog. Muito bem explicado os detalhes para quem quer começar aprender pintar quadros. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Também amei o conteúdo. Vou seguir seu blog pois sempre tive vontade de pintar nas horas vagas. Vou linkar no meu blog.

    ResponderExcluir
  3. @Carlos
    Muito obrigado, estou tentando fazer o melhor.
    @Anália
    Obrigado por seguir meu blog, e não se esqueça de praticar sempre, além de tudo é uma ótima terapia. Obrigado pelo link, vou retribuir.

    ResponderExcluir



Topo