As expressões "esfumado" e "pincel seco" designam suas importantes técnicas da pintura à óleo:
Esfumado:
Para obter o esfumado, aplica-se a tinta levemente, de maneira que fique semi-opaca, sobre outra cor. Essa técnica é particularmente útil na combinação de dois tons para produzir um resultado sutil: a diferente espessura das pinceladas sobrepostas faz com que a cor de baixo apareça e desapareça alternadamente, criando um efeito suave, esfumaçado.
O esfumado é feito geralmente com um movimento de "esfregar" para frente e para trás - o movimento natural de desenhar do braço -, embora em determinados trabalhos um traço mais circular dê melhores resultados.
A tinta (opaca ou transparente) é normalmente aplicada sobre outra camada já seca e mais escura, que transparece em alguns lugares. em outros, as bordas irregulares dos novos traços fundem-se com a área mais escura, criando uma nova cor. Essa mistura óptica é mais rica e vibrante do que a obtida ao misturar essas mesmas cores na paleta.
Pincel seco:
A técnica do pincel seco consiste em aplicar tinta bem densa - com pouco ou nenhum medium (mistura de óleo e solvente) -, o que faz com que o pincel seja praticamente "arrastado" pela tela. Assim como no esfumado, trabalha-se feralmente com a tinta clara sobre escura. Coloca-se um pouco de tinta num pincel de cerdas duras (tirando o excesso de tinta na paleta, se necessário). O pincel é então levemente arrastado sobre a tela nua, e produz uma marca interrompida, falha, que deixa entrever aqui e ali um pouco das ranhuras da pincelada e da cor da primeira camada. As cerdas do pincel abrem-se à medida que você faz o traço e a tinta agarra na trama da tela - ou nos sulcos da tinta seca, deixando aparecer o tom que está por baixo.
A vantagem do pincel seco é sua economia. Ele pode sugerir detalhes e texturas com um mínimo de trabalho com o pincel. Você pode empregá-lo para produzir o efeito de raios de sol penetrando num bosque ou num interior, ou para fazer capim, galhos, cabelos, enfim, qualquer coisa leve, delicada ou de textura mais específica.
que tipo de pincel devo usar para esfumaçar
ResponderExcluirOi. chama-se esfumato a técnica de esfumar, usa-se um pincel macio de preferência velhinho e macio, Se esfuma passando o pincel delicadamente para obter uma transição entre as cores. Esfumaçar é a palavra usada para para fumaça de fogo, não na pintura.
ExcluirOlá.
ResponderExcluirRespondendo a pergunta "que tipo de pincel devo usar para esfumaçar".
Bom, na verdade esfumaçar é o nome dado a uma técnica usada na pintura, por isso, usando-a corretamente você não irá depender necessariamente de um pincel específico.