Introdução ao óleo

em sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Durante muitos anos o óleo foi a técnica mais utilizada em pintura. A tinta a óleo é uma mistura de pigmento pulverizado e óleo de linhaça ou papoula. É uma massa espessa, da consistência da manteiga, e já vem pronta para o uso, embalada em tubos ou pequenas latas. Mas você pode adicionar óleo de linhaça ou terebintina e torná-la mais diluída e fácil de espalhar. O óleo acrescenta brilho à tinta; o solvente, ao contrário, tende a torná-la opaca. Com a prática, você saberá exatamente quanto de cada material deve adicionar para obter o efeito desejado.
A grande vantagem da pintura a óleo é a flexibilidade, pois com a secagem lenta da tinta o pintor tem maior possibilidade de alterar e corrigir seu trabalho.
A preferência de muitos artistas pelo óleo talvez se dê em virtude de sua textura, que transmite um prazer todo especial. O ritmo das pinceladas, o contato do pincel com a tela e a formação das camadas de tinta proporcionam sensações muitos agradáveis durante o trabalho. O óleo permite captar expressões e pequenos detalhes facilmente.

Como trabalhar com o óleo:
O maior prazer proporcionado pelo óleo é o modo como ele reage ao pincel e à espátula. Para cobrir a tela com pinceladas rápidas e ousadas, de textura rica, é só usar a tinta sem mistura. Para os detalhes que exigem precisão, acrescente óleo de linhaça ou terebintina a fim de obter uma tinta mais cremosa e fluida.

Efeitos e textura:
A secagem lenta da tinta a óleo pode ser explorada de forma positiva. Embora algumas cores sequem mais rápido do que outros, há tempo suficiente para criar efeitos especiais.
Você pode pintar espontaneamente, de maneira livre e direta, acrescentando mais tinta à pintura ainda molhada. Pode também trabalhar com a tinta pura, praticamente esculpindo-a com a espátula, para obter uma textura vigorosa, chamada "impasto". Ou então pintar camada por camada, deixando-a secar uma a uma, sempre com a textura rica que só o óleo permite.

Como fazer correções:
Se você não gosta de alguma parte da pintura, retire-a com a espátula. Em seguida, limpe a superfície com um pano embebido em um solvente como a terebintina. Mesmo que a pintura esteja completamente seca, é possível mudá-la, acrescentando algo, melhorando o que está feito, ou ainda pintando alguma coisa completamente diferente por cima.

A prática:
A prática é amiga da perfeição. Procure pintar com a maior frequência possível. O ideal é trabalhar quando houver calma e ambiente adequado à concentração. Se você só puder pintar nos fins de semana, não se aflija. Desde que haja regularidade, será possível desenvolver um bom aprendizado.
Foi esse o caso do famoso pintor Paul Gauguin. Ele só pintava no fim de semana, mas, aos poucos, entusiasmou-se tanto que largou tudo para pintar.

5 comentários:

  1. sou auto ditata no desenho mas amo mesmo apintura sou motorista tenho pouco tempo e aqui encontrei muitas dicas muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado, site de extrema utilidade...

    ResponderExcluir
  3. ja coloquei este site como favorito, o dom do desenho ja trago desde criança porem afastado devido as rotinas diarias de trabalho e etc. Porem pretendo retornar e incluir a pintura de modo geral que nao deixa de ser uma excelente forma de fazer a higiene mental tambem.Obrigado pelas aulas que sao muito proveitosas.

    ResponderExcluir
  4. Julgava que o óleo de linhaça até acelerasse o processo de secagem porque tenho-o aplicado na minha pintura a óleo e tem secado de um dia para o outro.

    Mas o motivo talvez seja o facto de ser Verão e de ter estado muito calor.

    Já agora deixo a questão: na pintura a óleo o que pode acelerar o processo de secagem? Existem técnicas?

    ResponderExcluir



Topo