Controle da cor

em terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Em sua experiência com a pintura a óleo já deve ter percebido como é importante ser capaz se controlar a intensidade da cor; a tinta usada diretamente do tubo às vezes é berrante ou apagada demais para o que se quer fazer.
Há duas maneiras de ajustar a vivacidade de uma cor. Uma delas consiste em misturá-la com uma pequena quantidade de outra cor, que tenha o efeitode aumentar ou diminuir a intensidade da primeira. E pode-se também cercar a cor na tela com outras cores que façam parecer mais viva ou mais apagada.
Controle da cor
Os efeitos da mistura:
A regra para aumentar a intensidade de uma cor por meio da mistura é acrescentar pequena quantidade de uma cor mais viva da mesma "família". Pegue os vermelhos se sua paleta como exemplo. Acrescente um toque de vermelho-cadmio ao carmim-alizarin e você terá um carmim muito mais vivo. Da mesma forma, pode usar o próprio carmin-alizarin para avivar um vermelho menos intenso, como o vermelho-indiano.
Use esse conhecimento nas suas experiências com misturas, lembrando que a cor utilizada para intensificar outra deve ser sempre a que ocupa o lugar acima dela na gradação de intensidade da mesma família.
Para suavizar a cor, basta acrescentar pequena quantidade de uma cor menos intensa da mesma família. Veja como isso funciona na prática misturando amarelo-cádmio com um toque de amarelo-ocre.

2 comentários:

  1. quanto eh o curso completo, com todos os topicos
    grato
    luiza

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    O curso completo é apenas R$4,90, e você pode pagar com boleto bancário ou através de cartão de crédito.

    ResponderExcluir



Topo