Solventes e preparados

em sábado, 2 de dezembro de 2023

Óleos e solventes:

Óleo de linhaça: a tinta a óleo já contém óleo de linhaça e, quando de qualidade, apenas a proporção necessária para dar-lhe boa consistência. O grau de fluidez de uma tinta pode ser aumentado com a adequada adição de solventes. Despeje um pouco de óleo de linhaça num copinho apropriado. Depois, molhe o pincel no óleo, em seguida na tinta, e misture os dois na paleta até obter a consistência desejada.

Terebintina: para tornar a tinta ainda mais fluida, adicione algumas gotas de terebintina à mistura de tinta e óleo de linhaça. Quando mais terebintina, mais líquida a tinta de tornará - e também mais fraca sua película.

Preparado para pintura: alguns artistas preferem compor um preparado especial para pintura, misturando partes iguais de óleo de linhaça e terebintina, guardando esse preparado num recipiente. Neste caso, ao pintar coloca-se essa mistura num copinho e mais terebintina num outro, para tornar ainda mais líquida e fosca. Muitos artistas preferem trabalhar apenas com essa mistura meio a meio.

Cuidados necessários: ao terminar de pintar, limpe cada recipiente com um paninho. Tampe todos os recipientes para que a terebintina não evapore e o óleo de linhaça não resseque.Solventes e preparados

Tinta espessa e tinta rala:

Uma boa idéia é combinar a tinta espessa (também chamada de "gorda") e a tinta diluída ("magra"). Um recurso em geral usado é trabalhar com tinta espessa para as cores mais claras, reservando o emprego de tinta rala para os tons escuros.
O detalhe da pintura que representa um bosque (acima) mostra os efeitos obtidos com o uso de pincéis macios e de tinta bom diluída. Pinceladas fluidas mesclam-se uma ás outras, com pouquíssima textura. Observe como os reflexos das árvores fundem-se na água escura.

Impasto:
Este é o nome da tinta espessa, "gorda", aplicada grosseiramente com pincel ou espátula. O impasto é uma técnica muito útil para criar texturas acentuadas, dando impressão de relevo à superfície do quadro.

8 comentários:

  1. Achei ótima as dicas, valeu!!!
    Precisamos de mais sites de qualidade como esse seu.

    ResponderExcluir
  2. Por que o uso de óleo de linhaça? Outros óleos, como soja, girassol, milho, etc., não dariam resultado? Sempre tive essa curiosidade.
    Seu site é realmente excelente. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Alexander.
    A explicação mais viável é porque Óleo de linhaça retarda o secamento da tinta à óleo, podendo assim ser feito um trabalho mais minucioso na tela. Existem discussões a respeito desde o século XII, e desde então vem-se aconselhando seu uso.

    ResponderExcluir
  4. Voce mostrou que a terebentina e o oleo podem ser usados para deixar a tinta mais fluida. Mas qual a grande diferença entre o oleo de linhaça e a terebentina? O que acontece se eu passar uma camada de terebentina na tela antes de começar a pintura?

    ResponderExcluir
  5. Eu pinto com óleo de Girassol, misturado com dentes de alho, Linhaça ta muito caro. A secagem demora bastante, consigo bons resultados , se tiver paciência de esperar duas semanas pode user óleo de Girassol misturado com dente de alho, o cheiro não é muito agradável mas funciona muito bem. Adciona um pouco de secante de cobalto e pronto ta feito o Médium.

    ResponderExcluir



Topo