Esfumado e pincel seco

em terça-feira, 5 de dezembro de 2023

As expressões "esfumado" e "pincel seco" designam suas importantes técnicas da pintura à óleo:

Esfumado:
Para obter o esfumado, aplica-se a tinta levemente, de maneira que fique semi-opaca, sobre outra cor. Essa técnica é particularmente útil na combinação de dois tons para produzir um resultado sutil: a diferente espessura das pinceladas sobrepostas faz com que a cor de baixo apareça e desapareça alternadamente, criando um efeito suave, esfumaçado.
O esfumado é feito geralmente com um movimento de "esfregar" para frente e para trás - o movimento natural de desenhar do braço -, embora em determinados trabalhos um traço mais circular dê melhores resultados.
A tinta (opaca ou transparente) é normalmente aplicada sobre outra camada já seca e mais escura, que transparece em alguns lugares. em outros, as bordas irregulares dos novos traços fundem-se com a área mais escura, criando uma nova cor. Essa mistura óptica é mais rica e vibrante do que a obtida ao misturar essas mesmas cores na paleta.

Pincel seco:
A técnica do pincel seco consiste em aplicar tinta bem densa - com pouco ou nenhum medium (mistura de óleo e solvente) -, o que faz com que o pincel seja praticamente "arrastado" pela tela. Assim como no esfumado, trabalha-se feralmente com a tinta clara sobre escura. Coloca-se um pouco de tinta num pincel de cerdas duras (tirando o excesso de tinta na paleta, se necessário). O pincel é então levemente arrastado sobre a tela nua, e produz uma marca interrompida, falha, que deixa entrever aqui e ali um pouco das ranhuras da pincelada e da cor da primeira camada. As cerdas do pincel abrem-se à medida que você faz o traço e a tinta agarra na trama da tela - ou nos sulcos da tinta seca, deixando aparecer o tom que está por baixo.
A vantagem do pincel seco é sua economia. Ele pode sugerir detalhes e texturas com um mínimo de trabalho com o pincel. Você pode empregá-lo para produzir o efeito de raios de sol penetrando num bosque ou num interior, ou para fazer capim, galhos, cabelos, enfim, qualquer coisa leve, delicada ou de textura mais específica.

3 comentários:

  1. que tipo de pincel devo usar para esfumaçar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. chama-se esfumato a técnica de esfumar, usa-se um pincel macio de preferência velhinho e macio, Se esfuma passando o pincel delicadamente para obter uma transição entre as cores. Esfumaçar é a palavra usada para para fumaça de fogo, não na pintura.

      Excluir
  2. Olá.
    Respondendo a pergunta "que tipo de pincel devo usar para esfumaçar".
    Bom, na verdade esfumaçar é o nome dado a uma técnica usada na pintura, por isso, usando-a corretamente você não irá depender necessariamente de um pincel específico.

    ResponderExcluir



Topo